Por CUT Brasil

Com o mote «Lugar de criança é na Escola!» e com um conteúdo reflexivo, o material traz estas informações sobre o Trabalho Infantil no Brasil, desde os números de crianças e adolescentes envolvidos nesta situação antagônica ao seu desenvolvimento intelectual e físico, passando pelas suas tipificações , culminando com  uma análise sobre os mecanismos de regulação e punição para esta condição exploratória que ainda se faz presente na infância de estes meninos e meninas em essas partes do mundo.

Com a presença de ersas autoridades ligadas aos direitos humanos e ao mundo do trabalho, como o Secretario de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, o representante do Ministério Público do Trabalho, Dr. Raimundo Junior, a Deputada Estadual e Coordenadora pela Frente dos Direitos da Criança e do adolescente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Ana Lucia Vieira Menezes,  a Coordenadora do Fórum pela Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe, Dr(a). Veronica Rocha, o Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Dernival Falcão , o Presidente da CUT Sergipe, Rubens Marques e os Diretores de Políticas Sociais da CUT Nacional, Expedito Solaney e em Sergipe, Plinio Pugliese.

A mesa iniciou o lançamento mostrando a importância da CUT está vocalizando essa discussão no interior do Universo Sindical. “Fico muito feliz de ver a Central Única dos Trabalhadores assumir o compromisso de trazer esse debate tão importante para o universo sindical. Sabemos da capilaridade social que a CUT tem e  do conjunto de sindicatos ligados a Central, com certeza, a partir do compromisso que a CUT vem simbolizando com o lançamento dessa cartilha pela Erradicação do Trabalho Infantil, teremos a chance de ampliar o leque de pessoas que ainda não compreenderam a relevância deste tema,” afirma Dr. Raimundo Junior, representante do Ministério Público do Trabalho em Sergipe.

Para o secretário de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, a  CUT nasce na superação do sindicalismo atrelado ao Estado, com o tripé que incide na organização sindical, na luta pela democracia e pela busca por uma sociedade justa e igualitária e é exatamente na defesa de uma nova organização social que o tema do Trabalho Infantil entra na agenda política da Central. “A CUT tem o compromisso com uma sociedade de iguais, na defesa pelos direitos sociais fundamentais para a consolidação da dignidade humana, portanto, é neste escopo que a Secrataria Nacional de Politicas Sociais da CUT se debruça sobre os temas sociais, tendo a responsabilidade de levar essas discussões para a base, para as Centrais Estaduais, para os sindicatos filiados a CUT. Para nós a luta pelo fim do trabalho escravo, pela Erradicação do Trabalho Infantil,  pela igualdade de gênero  e tantos outros debates sociais fazem parte da agenda política da CUT e sempre estaremos provocando estas discussões no interior do universo sindical”, defende, Expedito Solaney. Quando questionado sobre o lançamento da Cartilha ser em um estado nordestino, o Diretor Nacional de Politicas Sociais da CUT evocou  a disposição da Central em Sergipe no intuito fazer este lançamento, além dos números que caracterizam a região nordeste  como um dos maiores polos de incidência de trabalho infantil.

A cartilha pela Erradicação do Trabalho Infantil foi lançada em Sergipe por dois motivos, uma por uma feliz coincidência de termos participado do Congresso Estadual da CUT em Sergipe e termos tido contato com a novo Diretor de Politicas Sociais da Central no Estado, Plinio Pugliese que de prontidão mostrou o interesse de lançar a cartilha no estado, provocados também por uma militante do campo dos direitos humanos aqui em Sergipe, a assessora parlamentar da Dep. Ana Lucia,  Maria José Batista. O outro motivo faz parte do contexto da incidência do Trabalho Infantil no Brasil. A região nordeste é, sem duvida, o local onde existe uma maior incidência do trabalho infantil no Brasil, portanto, achamos importante fazer esse lançamento em um estado nordestino, “ relata Expedito Solaney.

Para o diretor de Politicas Sociais da CUT Sergipe, Plinio Pugliese,  o lançamento da Cartilha em Sergipe foi um evento importante no sentido de reafirmar para a sociedade, tanto em nível nacional como no estado de Sergipe, o compromisso da Central com relação a erradicação do Trabalho Infantil. “A CUT, como a maior Central dos Trabalhadores da América Latina,  mostra que tem compromisso não só com as questões ligadas as pautas salariais ou as condições de trabalho, mas com um novo modelo de sociedade, portanto, temas como a Erradicação do Trabalho Infantil está sim na nossa Agenda Politica e temos a responsabilidade de levar essa discussão para os nossos sindicatos. O lançamento desta cartilha simboliza isso”, define Plinio Pugliese.

Compartir: