Brasil: Encuentro de blogueros

publicado el 27/09/2011 a las 00:00 , por Rosane Bertotti, Rosane Bertotti, secretária nacional de Comunicação da CUT-Brasil .

La CUT participa del evento sobre el rol de las nuevas midias en la construcción de la democracia

Carregando o simbolismo da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, que impulsiona o sentimento da integração latino-americana, a cidade paranaense de Foz do Iguaçu sediará entre os dias 27 e 29 de outubro o 1º Encontro Mundial de Blogueiros com o tema “O papel das novas mídias na construção da democracia”.

Com vários nomes de peso já confirmados, como Ignácio Ramonet (Le Monde Diplomatique), Kristinn Hrafnsson (WikiLeaks), Pascual Serrano (Rebelion) e Any Goodman (Democracy Now), que em boa medida têm sido porta-vozes da contestação a uma ordem mundial ditada pelo belicismo e pela superexploração dos países e povos, o encontro se propõe a contribuir na troca de experiências e potencializar uma comunicação que tem se afirmado como alternativa inclusiva e colaborativa - cada vez mais ativa e efetiva, como contraponto às manipulações da mídia hegemônica, pautada e dominada pelo capital transnacional.

Do ponto de vista dos militantes sindicais e dos movimentos sociais, o evento será uma excelente oportunidade para, além de estreitarmos laços de solidariedade entre ativistas digitais, revigorarmos pautas que dizem respeito ao mundo do trabalho, às lutas da classe por melhores salários e garantia de direitos, dando visibilidade a ações que descortinam realidades das fábricas, dos campos, das ruas, vilas e vidas, dos suores e sangues derramados e solenemente ignorados pela mídia privada. Será uma reafirmação do compromisso com a liberdade de imprensa, costumeiramente negada pelos monopólios de mídia.

Na compreensão da CUT, os blogueiros progressistas – que realizaram recentemente um Encontro Nacional em que demonstraram grande vigor - têm cumprido um papel chave pela democratização da comunicação e, consequentemente, da própria sociedade, seja em âmbito local, estadual ou nacional, sendo aliados de primeira hora no enfrentamento às concepções políticas neoliberais que visam reduzir o Estado a mero papel carbono dos interesses financeiros dos grandes conglomerados. A defesa da Telebrás e de um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) regido pelo interesse público e não pelo das teles faz parte da nossa agenda comum, assim como a regulamentação dos artigos constitucionais que garantem a complementaridade do sistema público, privado e estatal.

Mais do que nunca, para avançarmos na construção da democracia em nosso país, se torna necessário disseminarmos a palavra em defesa da independência política e ideológica, do pensar com a própria cabeça e do andar com os próprios pés, de sermos protagonistas, não se deixando seduzir ou inebriar pelos holofotes da alienação e da manipulação que tentam pautar o retrocesso.

Daí a relevância da ersidade e da pluralidade deste encontro que está sendo organizado pela Associação Brasileira de Empreendedores da Comunicação (Altercom) e pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, com apoio institucional da empresa Itaipu Binacional, cujas contribuições deverão ser incorporadas como bandeiras e compromisso pelos lutadores sociais.

Por isso, desde já, é preciso colocar o evento como prioridade na agenda, pois é uma oportunidade ímpar de estreitarmos relações, apontarmos soluções e construirmos pontes que nos aproximem de uma nova sociedade, justa, igualitária e socialista, onde a verdade não seja comercializável por meios de desinformação transformados em arma de intoxicação em massa.

Como disse o poeta, não tem sentido faltar a um encontro que é para encontrar-nos.

VOLVER ARRIBA

SITEMAP